Como será que originou a Caipirinha?
Uma das teorias trata que a mistura de álcool tenha sido ideia do povo do interior (daí vem o nome sugestivo para a bebida), para curar gripes comuns, uma prática bem popular na época.
Já os moradores da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, defendem a tese que a caipirinha nasceu por ali e que marinheiros misturavam cachaça e limão como forma de evitar o escorbuto, causado pela deficiência de Vitamina C.
Outros historiadores afirmam que foram os fazendeiros paulistanos da região de Piracicaba que inventaram a bebida popular, como forma de disseminar o consumo da cana de açúcar, que era na época seu principal produto, substituindo assim o uísque e vinhos importados.
Outra versão diz que quando a pandemia da Gripe Espanhola levava pânico ao mundo, em meio à demora das autoridades brasileiras para tomar providências, algumas pessoas passaram a oferecer suas próprias receitas caseiras contra esta doença que incluía limão, mel, alho e um pouco de álcool.
Quem sabe esta mistura tenha servido de base para a criação da caipirinha, que viria a se tornar o drink mais popular do Brasil.
Uma coisa é certa, em meio a pandemia atual, podemos degustar uma versão mais refinada desse icônico drink, 100% brasileiro.
RECEITA DE CAIPIRINHA DE MEL, LIMÃO E GENGIBRE
Aos amantes da bebida tradicionalíssima brasileira: a caipirinha. Mas essa tem sabores de inverno!
Ingredientes:
- Meio limão cortado em gomos
- 50 ml Cachaça
- 20 ml Xarope de mel
- Lascas de gengibre
Modo de preparo:
- Amasse levemente o limão e o gengibre no fundo de um copo baixo.
- Adicione gelo, a cachaça e o xarope. Mexa bastante.
Crédito: Site “tenhomaisdiscosqueamigos.com”